>Entrevistas preliminares: Tópicos importantes

>Boa noite blogueiros!

Hoje escrevo sobre um tema super importante dentro da clínica psicanalítica: as entrevistas preliminares!
Primeiro, o que me leva a escrever sobre tal tema? A inspiração é fruto de um encontro que tive hoje com pessoas que estudam de Freud a Lacan. Cada vez que tenho esses encontros sinto a psicanálise mais  presente em minha vida, já que hoje me ocupo de atividades que fogem desta prática.
E lá vamos nós…

Bom, a psicanálise sempre foi vítima de mal-entendidos e interpretações equivocadas, simplesmente porque as pessoas falam o que ouviram ou leram em algum lugar, mas nunca porque foram na fonte certa: Freud. Sobre as entrevistas preliminares preciso comentar um pouco do que se trata e por que são tão importantes no processo de análise.
As entrevistas preliminares nem sempre tiveram esta nomenclatura, foram inicialmente chamadas por Freud de “tratamento de inicio” ou mesmo “tratamento de ensaio”. Já em Lacan, foi que obtivemos a nomenclatura utilizada atualmente. Sabe-se que Freud foi construindo sua teoria a partir da prática na clínica (casos clínicos), e chegou um momento em que foi necessário desenvolver textos que abordassem sua técnica, e foi o que ele fez. Nestes textos, ele faz “recomendações aos médicos” sobre a técnica psicanalitica, e lá aprendemos sobre as entrevistas. Comentarei este tema através de tópicos.

O primeiro contato
É neste momento da entrevista que acontece o primeiro contato entre analisante (paciente) e analista. Etapa importante para o restante do processo de análise! Isso porque esse primeiro contato abre espaço para a transferência de análise, que até o momento ainda não está, de fato, instalada. No entanto, não podemos dizer que não há transferência, pois se o analisante chegou até o consultório deste analista em especial, isso deve-se ao fato de que algo da transferência ocorreu, mesmo que de maneira mais “frágil”, e que, ela se consolida no decorrer do processo, ou seja, se o analisante voltar na próxima sessão. Como sabemos a transferência é a mola propulsora do tratamento. Ela pode ser positiva ou negativa, e por isso temos a relação entre amor/ódio (segundo Lacan – amódio), que são afetos para a psicanálise. 
No próximo post falarei de outro tópico dentro do tema “Entrevistas Preliminares”!
Abraço!
Mariana Anconi

One thought on “>Entrevistas preliminares: Tópicos importantes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s