Construindo, desconstruindo….

Boa Noite!

Blog “La Transfert” de cara nova !

Contudo, a proposta continua sendo a mesma, ou seja, aproximar os leitores da teoria psicanalítica, percorrendo a trajetória “iniciada” por Freud chegando a Lacan e estudiosos mais atuais e fazendo ponte com outras áreas (filmes, musica, literatura, filosofia, comportamento, etc.)

Coloquei a palavra iniciada entre aspas, porque a psicanálise de fato não foi iniciada somente por Freud, este, teve como mestre o médico Breuer, que através de um caso clínico famoso seu, abriu as portas para a histeria, e assim os estudos sobre esta “patologia” começaram, através da obra “Estudos sobre a histeria” de Breuer e Freud! Uma obra que possibilitou a Freud enxergar além do sintoma da paciente…

Breuer, Anna O. (paciente) e Freud

“Patologia”- entre aspas – porque hoje estudamos a histeria como uma das estruturas clínicas, a saber: neurose, psicose e perversão. E dentro destas, ainda temos subdivisões (neurose: neurose obsessiva e histeria; psicose: esquizofrenia e paranoia).

Teremos muito tempo para discutir sobre as estruturas clínicas e suas peculiaridades, lembrando que a proposta da Psicanálise, enquanto teoria do sujeito do inconsciente, não é enquadrar ninguém a uma simples categoria (estrutura clínica), até porque temos o cuidado sempre de lembrar que nós, sujeitos, somos tão complexos e falhos, que não seria justo/correto rotular a psique humana. Trata-se de um norte para o analista “conduzir” uma análise. Sendo que quem conduz, de fato, é o analisante (paciente).

Aos que já conhecem o blog, sejam bem vindos novamente! Já os “novatos”, sintam-se a vontade para explorar esse mundo da psique humana…

Fico por aqui!

Abraços

4 thoughts on “Construindo, desconstruindo….

  1. Olhaa, comprou até um domínio “.com”! hhehehe
    Vou falar com um amigo meu que manja muito de WordPress pra perguntar como pega os posts do antigo! 🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s