Tropa de Elite 3 e o discurso capitalista

Mal saiu de cartaz Tropa de Elite 2 e já fomos “presenteados” com a estréia de Tropa de Elite 3, parece brincadeira, mas o que se tem visto na TV é como se tivéssemos colocado o dvd do filme.

Não falar do que ocorre no Rio de Janeiro esses dias é quase impossível, sendo assim, proponho um post para refletir um pouco sobre o que ocorre na cidade maravilhosa, que tem vivenciado uma verdadeira guerra: de um lado traficantes, do outro policiais buscando a pacificação, através das UPPs (unidade de polícia pacificadora).

É muito triste ver o quanto o tráfico fala alto numa cidade como Rio de Janeiro, digo isso porque adoro o Rio e ele é referência quando se fala em turismo, e diante de situações como essa, mais uma vez o Brasil se mostra fragilizado perante contexto mundial.  Polo de atração de turistas, cada vez mais sinto que a liberdade de andar pelo calçadão, por exemplo, está ameaçada. Já imagino quando o Brasil for sediar a Copa de 2014: temos muito trabalho pela frente em relação a segurança!

Bom, é nesse momento tenso, que vemos manifestações (surpreendentes até) de pessoas opinando sobre essa luta, que parece ser eterna (traficantes x policiais) apesar dos comandantes afirmarem que muitos morros estão sob controle das upps. Em relação as manifestações, já ouvi de tudo, mas o que chama atenção são pessoas defendendo a “limpeza” de traficantes. Encontrei uma música do Marcelo D2 que faz um desabafo, em relação a isso:

“Tu quer a paz, eu quero também,
Mas o estado não tem direito de matar ninguem
Aqui não tem pena morte mas segue o pensamento
O desejo de matar de um Capitão Nascimento
Que sem treinamento se mostra incompetente
O cidadão por outro lado se diz, impotente, mas
A impotência não é uma escolha também
De assumir a própria responsabilidade
Hein??”

Ok, é aquela velha história né,  do bem contra mal, certo? Mas quem disse que pro bem vencer o mal, a morte é a solução? E quem disse que nesse caso, o bem é totalmente confiável? Senão, não se teria acordos entre policiais corruptos e traficantes. Sabemos que por trás disso tudo, há algo maior, que envolve política, chefes do tráfico e a polícia, e por isso tudo, acredito que a doce ilusão de que um dia não teremos mais guerras como essa, devia sair da cabeça de muitos brasileiros (visão pessimista mesmo).

O ser humano hoje está muito imerso no discurso que a psicanálise pontua como “discurso capitalista”, onde o sujeito não tem vez, quem fala mais alto é o dinheiro. E por isso, se mata e rouba cada vez mais em prol de algo que sempre se quer mais, mais e mais.

“Este (sujeito dividido) se dirige ao Outro, tomando-o como saber, S2, mas como saber referido ao saber fazer dinheiro, resultando na produção de gadgets, objetos de consumo, que, investidos das promessa de um gozo-a-mais, cumprem essa finalidade” ¹

Como no inicio do texto falei que temos a impressão de estar assistindo ao filme, a diferença é que por trás de tiros e mortes, o sofrimento é verdadeiro. Famílias perdem seus parentes de uma maneira tão bruta, que cada vez mais sinto que a presença da pulsão de morte nos acomete neste mundo de sujeitos movidos pelo instinto. É instinto mesmo, pois parecem verdadeiros animais…

 

Referências:

¹ JORGE, MAC (org.) Lacan e formação do psicanalista. RJ: Contra Capa Livraria, 2006, pp. 223.

One thought on “Tropa de Elite 3 e o discurso capitalista

  1. Mari,
    Gostei da música. é lamentável o momento em que estamos vivendo, penso mais nas pessoas inocentes que buscam valores como honestidade, simples chefes de família que só querem um lugar para morar e estão no meio desta guerra sofrendo de maneira agressiva e desigual as consequências de uma falha no sistema de segurança!

    Beijos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s