Minha terra tem palmeiras…

Boa noite queridos!

Acho incrível como a escrita pode surpreender. Eu estava me preparando para escrever sobre minhas experiências aqui em SP (cidade que resido atualmente) e quando me deparei estava descrevendo São Luis. Nesse momento percebi o quanto sinto falta da minha ilha … Num outro momento falo de SP, porque hoje a nostalgia me levou para o Maranhão!

———————

O que será que faz uma pessoa sair de uma ilha, com praias calmas, ventos úmidos, centro histórico rico, e que um dia foi apelidada de Atenas Brasileira?

Terra de Ferreira Gullar, Graça Aranha, Aluísio de Azevedo. Rica em sua cultura com bumba-meu-boi, cacuriá e tambor de crioula. Conhecida pelo reggae, arroz de cuxá, e os magníficos azulejos…

Ah Jamaica Brasileira…sinto falta de tuas praias, seja a do Meio, Olho d’Água, São Marcos ou Ponta d’Areia. Saudade do calor humano maranhense, do sotaque arrastado, das palmeiras… Palmeiras estas mencionadas na Canção do Exílio de Gonçalves Dias.

Ouço as músicas de Zeca Baleiro, Alcione e me sinto mais próxima da ilha… artistas com destaque nacional que levam um pouco da nossa cultura mundo afora (orgulho)!

E o que falar do centro historico? Um passeio por lá e parece que voltei ao tempo dos antigos casarões, das familias tradicionais e dos encontros dos jovens nas praças do centro da cidade.

Upaon-Açu, teus encantos ultrapassam a beleza expressada pelos poetas e pelos músicos…

7 thoughts on “Minha terra tem palmeiras…

  1. Nao sabia do seu hobby/dom pela escrita!
    Vou seguir as leituras! Os blogs ocupam meu tempo, quando o tenho!
    Beijos!
    Se cuida em “terra estrangeira” !

  2. expressar com a escrita é uma arte dificilima,mas vc é surpreendente,consegues com facilidade,sou sua fã numero um agora.Irei sempre acompanhar seus textos,sao enriquecedores.Descrevestes Sao Luis com tanta melancolia que senti saudades da ilha tbm.Parabens Mariana!

  3. Fico encantada com o seu crescimento intelectual. Continue neste caminho e colherá lindos frutos. Estou super orgulhosa de você…Se cuida e conte sempre comigo. Bjos.

  4. Serio Mari…

    Você colocou perfeitamente as palavras… Só sentimos realmente a falta desta cidade tão bela depois que estamos longe.

    Jeitinho ludovicense de viver… Aquele vento gostoso na praia… Aquele por do sol maravilhoso que não tem igual.

    Adorei esse Post!

    Beijos

Deixe uma Resposta

