O rei está nu!

Conto: As roupas novas do rei

“Um bandido se fazendo passar por um alfaiate de terras distantes, diz a um determinado rei que poderia fazer uma roupa muito bonita e cara, mas que apenas as pessoas mais inteligentes e astutas poderiam vê-la. O rei, muito vaidoso, gostou da proposta e pediu ao bandido que fizesse uma roupa dessas para ele.

O bandido recebeu vários baús cheios de riquezas, rolos de linha de ouro, seda e outros materiais raros e exóticos, exigidos por ele para a confecção das roupas. Ele guardou todos os tesouros e ficou em seu tear, fingindo tecer fios invisíveis, que todas as pessoas alegavam ver, para não parecerem estúpidas.

Até que um dia, o rei se cansou de esperar, e ele e seus ministros quiseram ver o progresso do suposto “alfaiate”. Quando o falso tecelão mostrou a mesa de trabalho vazia, o rei exclamou: “Que lindas vestes! Você fez um trabalho magnífico!”, embora não visse nada além de uma simples mesa, pois dizer que nada via seria admitir na frente de seus súditos que não tinha a capacidade necessária para ser rei. Os nobres ao redor soltaram falsos suspiros de admiração pelo trabalho do bandido, nenhum deles querendo que achassem que era incompetente ou incapaz. O bandido garantiu que as roupas logo estariam completas, e o rei resolveu marcar uma grande parada na cidade para que ele exibisse as vestes especiais. A única pessoa a desmascarar a farsa foi uma criança O grito é absorvido por todos. O Imperador se encolhe, suspeitando a afirmação é verdadeira, mas se mantém-se orgulhosamente e continua a procissão.”

Tenho certeza que esse conto não é estranho a muitas pessoas. É um conto de fadas que adoro muito, de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen, e foi inicialmente publicado em 1837. Trouxe esse conto para vocês para ilustrar o quanto as crianças trazem consigo a verdade e a ingenuidade, e muitas vezes esquecemos disso.

Atualmente meu trabalho está girando em torno do mundo infantil, atendo crianças todos os dias no Hospital São Paulo (unifesp), na disciplina de nutrologia, ou seja, as queixas envolvem questões alimentares, como: desnutrição, obesidade, anorexia, bulimia, etc.

Bom, mas o recorte que farei hoje, diz respeito a maneira como a criança em seu discurso traz a realidade que ela vive, que MUITAS vezes é escondida pelos próprios cuidadores. É até engraçado, pois ocorrem situações em que a criança fala que o irmão mais velho bate nela demais, e que ele não aguenta mais. A mãe por sua vez: “Imagina! Ele não bate em você! É tudo brincadeira…”. Ou então, a criança desmentir a mãe no meio da consulta, o que é muito comum, e a mãe se vê numa situação desconfortável.

O que se entende por esses momentos, é que a criança expõe sua percepção das coisas, ela fala o que ela vê, ou acha que viu, como a criança do conto que citei acima, que ao ver o rei sem vestes solta sua verdade: O rei está nu! E aquilo contagia os adultos…

Essas situações que ocorrem nos atendimentos são bastante comuns e nos mostram o quanto as crianças tem algo a dizer, por mais que seja algo fantasioso (ou não!) e mostram também o quanto eles próprios podem ajudar em seu tratamento. Imaginem o quanto deve ser difícil um garoto de 5 anos entender que se ele não comer verdura ou legumes ele não vai melhorar. Ele não entende! Por isso a família estar envolvida em todo o processo é vital.

Penso que talvez se os adultos tivessem um pouco dessa verdade e ingenuidade das crianças, muitos do problemas que vivemos hoje poderiam nem existir.

É só uma reflexão…

Abraço!

One thought on “O rei está nu!

  1. é triste perdermos a ingenuidade,e mais triste ver o quanto a vida nos tranforma.de alegres a tristes,de entendidos a mal compreendidos e assim por diante.dez mariana.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s