Domingo cultural!

Oláaaa…

Quem disse que domingo é o dia da preguiça, não sabe aproveitar o resto do final de semana! Realmente, domingo geralmente é aquele dia em que para a maioria das pessoas não ter nada pra fazer é a melhor coisa a se fazer…

MASP ao fundo

Esse domingo resolvi fazer algo diferente, arrastei minha querida irmã e…Finalmente fomos conhecer o MASP (Museu de Arte de SP) e valeu a pena! Primeiro, o que chama a atenção é a arquitetura do museu, bem diferente, e outra coisa, a feirinha de objetos antigos que fica embaixo! São vários objetos antigos, desde artigos de decoração até moedas e cédulas para colecionadores.

Ok, mas vamos ao que interessa. Conheci os dois andares do museu, o primeiro é composto por um acervo de gravuras (1910 – 2008), cada uma mais curiosa que a outra:

1. Composição em vermelho e preto - Arthur Piza/ 2. Espaços virtuais: cantos - Cildo Meireles/ 3. Lindonéia - a Gioconda dos suburbios - Rubens Gerchman

No andar de cima (2º andar) econtramos obras de tirar o fôlego. Claro que isso é muito particular. No meu caso, confesso que meu olhar durou um pouco mais nas obras de Van Gogh, Monet e Salvador Dali (especialmente Van Gogh!).

1. A canoa sobre Epté - Claude Monet/ 2. O escolar - Van Gogh/ 3. Passeio ao crepúsculo - Van Gogh/ 4. Cavaleiro - Salvador Dali

O que a arte nos propõe é um tanto intrigante. Poder adentrar um salão repleto de quadros “olhando” pra você, esperando serem vistos também, pode ser meio estranho. Até o momento em que você se sente a vontade o suficiente para circular e apreciar cada obra. A sensação é de que se você não olhar todas, vai perder alguma espetacular!

Estar de frente com o quadro de algum artista que você admira é ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre ele, ou até a mesmo a maneira dele pensar. Ou então saber mais sobre o momento de sua vida.

A arte nos faz um convite, um tanto enigmático até. Não se trata apenas de apreciar cada quadro ou escultura, mas ir além, e pensar o que aquela obra te inspira ou transmite para você. Pra mim, a arte é uma das maneiras mais sensíveis de transmitir algo sobre o artista, ou mesmo, sobre o contexto histórico.

A arte pra mim é: subjetividade, inconsciente e sublimação!

As obras que coloquei acima podem ser vistas no museu. Quem por acaso estiver em sampa e gostar de programas culturais, está dada a dica!

Abraços!!

6 thoughts on “Domingo cultural!

  1. Oi Mariana! não conhecia este teu novo blog! Ah está fabuloso!
    Super bem vindo pensar a psicanálise a partir do cotidiano. E sou suspeito para falar bem do MASP, é um lugar adorável, junto a um dos locais que mais amo aqui em SP.

    Uma ótima semana prá ti, até breve! :*

    • Oi Renato! Pois é, ao me mudar pra sampa, coloquei como meta conhecer o MASP o mais rápido possível! hahaha e me encantei…
      Obrigada pela visita, e ressalto que seu blog continua singular e sempre interessante.

      Beijos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s