Buenos Aires: Impressões

Ahh, viajar… respirar novos ares, conhecer outra cultura, vivenciar novas experiências, falar outra língua, trocar conhecimentos…São alguns dos benefícios que se tem ao visitar outro país. Tive a chance de experimentar isso tudo semana passada na tão bela CABA (Ciudad Autonoma de Buenos Aires).

Logo ao chegar, milhões de impressões invadiram meus pensamentos. Ao sair do Aeroparque, em direção ao hotel, onde eu ficaria hospedada esses poucos dias (5 dias), já fui tirando fotos dentro do taxi! Logo pude contemplar o rio La Plata, que fica ao lado do aeroporto. Fui tirando foto de coisas que me chamaram atenção e que com certeza fariam parte do panorama que eu estava por construir de Buenos Aires. Estas foram as primeiras fotos que tirei ao chegar, já denunciando os contrastes que esta cidade possui, e que nós brasileiros sabemos bem o que é isso.

Nem tudo é só glamour…

Mais adiante, paisagens mais convidativas foram surgindo e a vontade de pular fora do taxi para ver tudo de mais perto me invadiu, aí veio aquela sensação agradável, de que muita coisa boa estava por vir. Encarnei o papel da turista mais curiosa.

Mas, antes de encarnar tal papel, eu ainda estava mais atenta com a apresentação que faria do meu trabalho no Congresso Internacional de Acompanhamento Terapêutico, já neste primeiro dia! Portanto, foi chegar no hotel, encontrar amigos, sair para almoçar e apresentar o trabalho.

Apresentei o trabalho sob o título “O não saber na formação e prática do Acompanhamento Terapêutico sob o viés da Psicanálise Lacaniana”. A mesa estava composta por outros profissionais da área, que também apresentaram seus trabalhos. Adorei poder apresentar este trabalho, não sei se tive sorte com as pessoas que assistiam, mas senti uma receptividade muito boa.

Buenos Aires é mais ou menos assim, te conquista pela arquitetura, pelas fachadas dos prédios, pelo estilo clássico, pelo tango tão explorado nos quatro cantos da cidade, pelo clima agradável, com céu azul, sol e brisa levemente gelada! O que propicia durante o dia a experimentar cervejas locais e a noite um bom vinho! Sem falar que não dá para evitar exageros em relação a duas coisas: as famosas empanadas e o alfajor!!! Comi tudo com a promessa de que ao chegar em SP me mudaria para academia! rsrsrs

Andei de taxi e metrô pela cidade, mas pelo metrô pude ter maior acesso a realidade deste lugar. O metrô deixou muito a desejar, muita sujeira, parecia que uma reforma ali nunca fora cogitada antes. Uma pena, algumas coisas pareciam tão largadas que em determinados momentos São Paulo não parecia mais um lugar tão ruim para se viver. A moeda local (peso argentino) está em desvantagem ao Real, no entanto, eles não aceitam em todos lugares, o dolar e o euro são, claro, muito bem vindos.

A música e a dança estão por todos os lados, artistas e músicos invadem a cidade e contagiam os turistas com suas melodias e e sensualidade na dança. O tango é sim um dos principais atrativos e eles demonstram muita paixão nisso.

Um passeio que recomendo é a visita ao Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires – MALBA que possui um acervo permanente de obras incríveis. É possível deixar-se hipnotizar pelas obras de Tarsila do Amaral, Diego Rivera, Frida Kahlo, Botero, etc. Destaco aqui a Abaporu (1928) de Tarsila do Amaral que chama atenção por suas cores vibrantes e forma exótica. Bem que eu gostaria que esta obra estivesse no Brasil…http://globalizar.wordpress.com/2011/09/01/malba-nega-venda-de-abaporu-ao-brasil/

MALBA

As livrarias são pontos fortes também de BA, El Ateneo contempla diversas obras e um espaço para café muito aconchegante. Vale a pena ir também. E claro, no ultimo dia que tive na cidade decidi bater perna na feira de San Telmo! Lá é o resumo de tudo que Buenos Aires oferece, bares, empandas, tango, arte, galerias, móveis restaurados, cerveja Quilmes, artistas de rua. De lá fui para a Florida (uma 25 de março melhorada) onde lojistas e camelôs dividem o espaço de uma rua comprida!

Cultura diferente, dona de monumentos fálicos (obelisco, p. ex.) que contempla uma mistura de ritmos musicais, com um povo patriota, que espelha-se em Eva Peron e Maradona e não perde o tom forte e duro na fala, que assusta um tanto no começo, mas depois percebe-se que é um jeito de se expressar, nada mais. Volto pra casa com saudade dos amigos que fiz e das tentativas engraçadas de falar castelhano…e com vontade de aprender mais!

Até a próxima!

Mariana Anconi

One thought on “Buenos Aires: Impressões

  1. Mi Mari Querida,

    Apesar da recente ‘decadence avec elegance’ Argentina, nossos hermanos (ainda) nos dão um baile no quesito educação.

    Senão, vejamos. A Argentina tem cinco prêmios Nobel. E nós? Nossa nota no Nobel é zero. Buenos Aires tem mais livrarias que o Brasil inteiro! Admiro a ausência do analfabetismo e a coragem dos panelaços, além do cinema recente.

    Nesse contexto, ao ver uma bela e talentosa Brasileira (e Maranhense) que – não tenho dúvida – apresentou seu trabalho com maestria, e assim brilhou e encantou neste Congresso Internacional, me enche de orgulho, além de confiança que “chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor” na Educação, na Ciência e na Pesquisa… para o Mundo !

    Sei que você não vai parar por aí – que venha a França, os EUA e etc. Afinal, na sua essência, você ecoa o maior escritor Argentino, Jorge Luis Borges:

    “Que no debemos temer!;
    y que debemos pensar que nuestro patrimônio es El universo;
    ensayar todos los temas,
    y no podemos concretarnos a lo Brasileño para ser Brasileños.”
    (texto com respectiva adaptação para o Brasil)

    Un Gran Beso,

    –Rodrigo

    P.S: Os Argentinos costumam dizer que Gardel a cada dia canta melhor, mesmo quase 80 anos após a sua morte. A julgar pela inesquecível ‘Por una Cabeza’, não poderia concordar mais…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s